segunda-feira, 12 de abril de 2010

COMIGO


(Diálogo com a minha alma)

Pobre alma desiludida,
teu mal é não esquecer
que tudo falha na vida...

Mas ouve, alma: p'ra viver
e ser feliz é preciso
fitar a mentira e crer,

como alguém que sem juízo
olha p'ra terra e a não vê
convertida em paraíso...

Um coração que não crê
na mentira cegamente,
coração feliz não é.

Se se desfaz de repente,
como fumo uma ilusão
que nos encanta... e nos mente;

E, se estendêssemos em vão
o braço com ansiedade,
para, a acolhermos na mão:

é que vemos na verdade,
que, destruindo a mentira,
se mata a felicidade,

é que somente existiria
no desejo - essa ventura,
...e a verdade a destruíra.

Quem a verdade procura.
busca a sua perdição,
busca a sua desventura.

Só se vive na ilusão:
a verdade é venenosa
envenena o coração.

A alma humana, desejosa
de verdade, sem prever
quanto a verdade é danosa,

teve febre de viver:
julgou a verdade boa
como o ar para viver,

- E a verdade envenenou-a...

Manuel Laranjeira

2 comentários:

Anónimo disse...

verdade...
A minha ou a tua?
Aquela que julgo,
ou que julgou por mim?
Aquela por que te julgaste?
ou aquela por que me julgaste?
a que dizes?
a que sentes?
a que escondes?
a que não queres conhecer?
Qual é a verdade?
responde tu...
qual é a cara da verdade?
a do passado?
ou a do futuro?
a do sonho?
ou do pesadelo?
qual queres que seja?
a cara da mágoa?
ou a cara da esperança?

e respondeu o cego humildemente:- eu sou cego, não posso ver caras, e não sei qual é a verdade, mas sinto corações, e acredito neles.

Anónimo disse...

o cego tem razao