(Diálogo com a minha alma)
Pobre alma desiludida,
teu mal é não esquecer
que tudo falha na vida...
Mas ouve, alma: p'ra viver
e ser feliz é preciso
fitar a mentira e crer,
como alguém que sem juízo
olha p'ra terra e a não vê
convertida em paraíso...
Um coração que não crê
na mentira cegamente,
coração feliz não é.
Se se desfaz de repente,
como fumo uma ilusão
que nos encanta... e nos mente;
E, se estendêssemos em vão
o braço com ansiedade,
para, a acolhermos na mão:
é que vemos na verdade,
que, destruindo a mentira,
se mata a felicidade,
é que somente existiria
no desejo - essa ventura,
...e a verdade a destruíra.
Quem a verdade procura.
busca a sua perdição,
busca a sua desventura.
Só se vive na ilusão:
a verdade é venenosa
envenena o coração.
A alma humana, desejosa
de verdade, sem prever
quanto a verdade é danosa,
teve febre de viver:
julgou a verdade boa
como o ar para viver,
- E a verdade envenenou-a...
Manuel Laranjeira















